APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

11/04/2018
1º Simpósio sobre os Avanços na Nutrição de Citros e Café será realizado pelo IAC
O Instituto Agronômico (IAC-APTA) realizará, em Campinas, o 1º Simpósio sobre os Avanços na Nutrição de Citros e Café, nos dias 11 e 12 de abril de 2018, em Campinas, na sede do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento, que reúne palestras de pesquisadores do IAC e de outras instituições, tem por objetivo transferir os avanços de conhecimentos sobre nutrição mineral e boas práticas de manejo da fertilidade do solo para a melhoria da qualidade das culturas de citros e café.

O diretor-geral do Instituto, Sérgio Augusto Morais Carbonell, fará a abertura do Simpósio, que deverá atrair público composto por citricultores, cafeicultores e profissionais de agronomia, além de estudantes e técnicos dos dois setores.

O pesquisador do IAC, Heitor Cantarella, irá falar sobre o Projeto “Nutriente para a vida – Divulgação para a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes na produção de alimentos e combate à fome”. “Pretendemos mostrar aos presentes como os fertilizantes podem aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos, trazendo elementos de discussões internacionais sobre impactos ambientais dos fertilizantes e a sua adequada utilização”, explica.

José Antonio Quaggio, também pesquisador do IAC, falará sobre fertilidade do solo, diagnóstico de disponibilidade de nutrientes no solo e micronutrientes na citricultura e na cafeicultura.

Ao longo do evento serão abordados temas envolvendo a importância dos nutrientes minerais para as plantas, características das culturas para a absorção e uso eficiente desses nutrientes, assim como ferramentas para o diagnóstico do estado nutricional dos citros e do cafeeiro, por meio da análise química de folhas e da interpretação dos resultados laboratoriais, além do diagnóstico de sintomas visuais de desordens nutricionais que ocorrem no campo, cuja palestra será ministrada pelo pesquisador do IAC, Dirceu Mattos Júnior

As características, limitações, estratégia de manejo, modos de aplicação e importância dos micronutrientes serão apresentados pelo pesquisador do IAC, Rodrigo Marcelli Boaretto, na palestra “Micronutrientes em citros e café”.

A apresentação que finalizará o primeiro dia será ministrada pelo pós-doutorando do Centro de Citricultura do IAC, Franz Hippler. Com a palestra “Mudanças climáticas e estresse abiótico em plantas: Impactos na produtividade e mecanismos de mitigação de estresses”, Hippler apresentará o atual cenário de produção da citricultura e da cafeicultura, frente ao novo cenário climático e algumas técnicas de manejo para a mitigação do estresse abiótico que vem resultando em perdas de produtividade.

No segundo dia do evento, serão realizadas oito apresentações. Mattos. apresentará no dia 12 de abril sobre “Manejo da adubação dos citros: Nutrientes estratégicos e respostas à adubação para a produção e qualidade dos citros”, onde serão abordados aspectos sobre o uso do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio e como esses nutrientes afetam a produção. “Vamos falar sobre como essas informações são utilizadas para a recomendação do uso eficiente de adubos nos pomares”, explica.

Quaggio irá abordar os “Avanços na fertirrigação de citros e café: Manejo de nutrientes e da acidificação do solo nos novos ambientes de produção” e “Novas recomendações para Citros – Boletim 100”.

“Novas recomendações para Café – Boletim 100” serão apresentadas pelo engenheiro agrônomo do IAC, Roberto Antonio Thomaziello.  “Vamos falar sobre a nova Tabela de Adubação de Café, já que a presente no Boletim é do ano de 1996 e a nova traz novas cultivares de café; novos sistemas de cultivo e incremento da produtividade”, afirma. Thomaziello irá expor também as recomendações de adubação de café sob diferentes sistemas de poda e orientações básicas de fertirrigação.

Outras palestras serão proferidas em ambos os dias por representantes das instituições Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), AgroPrecisa, Citrosuco S.A. e P&A Marketing. Os participantes falarão sobre fertilizantes, manejo adequado e qualidade de citros e café.

Por Ana Cláudia das Chagas (estagiária)

Assessoria de Imprensa – IAC

|Voltar|